COLMEIA de Varginha realiza curso com temática sobre o Pró-Mananciais para alunos do CEFET

Evento abordou temas essenciais para conservação ambiental e teve atividade prática em fazenda local

O Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA) de Varginha promoveu um curso educativo para os alunos do CEFET de Varginha, Minas Gerais, focado em questões cruciais para a preservação dos recursos hídricos. Realizado nos dias 08, 10 e 12 de abril, o evento abordou diversos temas relevantes, incluindo o programa Pró-Mananciais, áreas de Preservação Permanente (APP), cercamentos, preenchimento de ASA (Autorização do Proprietário) e estratégias de abordagem ao produtor rural.

Uma das partes mais práticas do curso ocorreu na Fazenda dos Tachos, onde os estudantes puderam aprender de forma direta como identificar áreas prioritárias para ações do programa, além de realizar levantamentos de coordenadas e outras atividades relacionadas.

No último dia do curso, em 12 de abril, as atividades foram concluídas no laboratório de informática, onde os alunos puderam confeccionar croquis das áreas levantadas durante o curso. Esses levantamentos têm um propósito importante, sendo planejados para serem utilizados em futuras ações do programa Pró-Mananciais na região de Varginha, contribuindo assim para a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos hídricos.

Essa é uma ação da COPASA através do programa Pró-Mananciais que visa  proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela COPASA.

Compartilhe este post