Copasa fala sobre ações do Pró-Mananciais na Câmara Municipal de Itamonte

Convite para apresentar o Programa aos vereadores do município partiu da diretora de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura

Localizado na região Sul de Minas Gerais, Itamonte integra os 291 municípios beneficiados pelo programa Pró-Mananciais da Copasa em todo o Estado, e é um dos 76 no âmbito da Unidade de Negócio Sul (UNSL).  Vale lembrar que Pró-Mananciais é um programa socioambiental da Companhia que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela empresa.

Crédito da foto: Câmara Municipal de Itamonte

E, para falar sobre essa atuação, representantes da Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA) da empresa, Mara Lima e Marcos Vartan, estiveram na Câmara Municipal de Vereadores de Itamonte, onde participaram, no dia 21 de fevereiro, da 2ª Reunião Ordinária da Casa Legislativa de 2024. O convite partiu de um ofício encaminhado à Câmara pela diretora de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura de Itamonte, Andressa Chaves.

Na oportunidade, a integrante da equipe ambiental da Copasa, Mara Lima, falou sobre as ações previstas e as já realizadas pelo programa, em parceria com o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), nas áreas dos mananciais Capivari e Manguara – utilizados para a captação de água para o abastecimento do município. Ela abordou também os desafios, oportunidades e expectativas para os resultados das ações, e esclareceu as dúvidas dos vereadores.

“É uma satisfação muito grande para a Copasa estarmos aqui para falar sobre as ações do Pró-Mananciais em Itamonte e reforçar que o município contará, muito em breve, com os resultados positivos na recuperação e manutenção dos mananciais contemplados”, destacou Mara.

Proprietário rural que já aderiu ao programa e vice-presidente da Casa, o Vereador Marcelo Pinto, também falou sobre a importância do Pró-Mananciais para o município. “Esse trabalho feito pela Copasa é uma oportunidade muito grande para que os produtores rurais firmem parcerias importantes no sentido da preservação dos mananciais, das nascentes e das nossas matas. Inclusive eu já aderi ao programa e quero convidar a todos os proprietários que façam o mesmo, pois ele só traz benefícios para todos”, disse o vereador.

Quem também reforçou o convite e agradeceu a participação da Copasa foi o presidente da Casa, vereador Ricardo Fernandes. “As falas foram muito esclarecedoras e espero que os proprietários rurais que estão nos ouvindo possam aderir ao programa. E vocês podem contar com o total apoio da Câmara e dos vereadores nas ações”, finalizou.

Sobre o Pró-Mananciais

Criado pela Copasa em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserido.

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra, ainda, o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação e deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.

Compartilhe este post