COPASA investe em Educomunicação Ambiental como solução para a preservação das águas

O programa Pró-Mananciais avança com atividades com foco em Educomunicação

Em um cenário cada vez mais grave ambientalmente, o programa Pró-Mananciais avança na sua operação agora com ações de educomunicação emergindo como aliado indispensável na luta pela preservação das águas. Através de uma abordagem educativa e comunicativa, o objetivo é não apenas informar, mas instigar a população local a trazer a sua própria narrativa sobre a necessária proteção dos recursos hídricos que sustentam a vida.

Atividade presencial de Educomunicação. Foto: Lucas Harder.

A crise hídrica, que assola diversas regiões do globo, não é apenas uma preocupação ambiental, mas uma ameaça iminente à segurança e bem-estar das comunidades. Os projetos de educomunicação direcionados à preservação das águas buscam desencadear uma conscientização profunda sobre a importância vital desses recursos. Informações sobre o ciclo da água, a poluição e o impacto das atividades humanas nos mananciais são disseminadas de maneira acessível, estimulando a compreensão dos desafios enfrentados.

Além de informar, o programa tem o papel crucial de inspirar ações com a comunidade, como campanhas sociais, produtos comunicacionais, culturais e artísticos, além de eventos que promovem soluções tangíveis. 

Atividade presencial do Programa Pró-Mananciais

As ações começam  em 2024, com encontros virtuais e presenciais  com especialistas na área da educomunicação, além de educadoras ambientais do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. As datas e horários dos encontros serão posteriormente divulgadas aqui no site.

Compartilhe este post