COPASA realiza o último evento de 2023 do Programa Pró-Mananciais com o Curso de Introdução à Agricultura Sintrópica

A COPASA finaliza o ano com mais um evento de sucesso que o Pró Mananciais leva para a população do município e moradores da microbacia do Rio Brumado.

Aconteceu no dia 12 de dezembro, na fazenda Bela Vista em Entre  Rios, o curso de  Introdução à agricultura sintrópica, ministrado por Robson Ribeiro USCA AMCL, com apoio do Júlio César da USDS/ EQCL para os membros do Colmeia de Entre Rios e produtores rurais. Esse foi o último evento do ano de 2023 realizado pelo programa Pró-Mananciais. 

Essa atividade faz parte da segunda etapa de ações de implantação da agricultura sintrópica, um sistema que tem como base o uso do saber como insumo essencial, consistindo em conciliar produção de alimentos com floresta imitando processos naturais de sucessão ecológica e de estratificação. Durante a ministração do curso, houve o plantio de árvores frutíferas, espécies nativas e até exóticas. 

O plantio de mudas de árvores nativas é uma das ações contempladas pelo Programa Pró-Mananciais e é realizado nas áreas que são consideradas pela Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/12) como áreas de preservação permanente (APP).

Nessas APPs das margens dos rios, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes podemos encontrar as matas ciliares. Elas funcionam como filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d’água. 

A recuperação e manutenção das matas ciliares contribuem para proteger as margens dos cursos d’água contra a erosão e o consequente assoreamento e poluição dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas. O plantio de mudas nativas é uma alternativa para acelerar o processo de recuperação das matas ciliares.

Essa foi a última atuação do Programa Pró-Mananciais em 2023. Retomamos em 2024 com a terceira etapa deste curso, onde serão abordados temas como podas, estratificação,  utilização de  sucos concentrados de plantas. Além disso, o programa Pró-Mananciais encabeçará atividades de educomunicação, plantios, cercamentos, adequação de estradas, construção de barraginhas e mais. Informações estarão aqui no site e boas festas! 

Compartilhe este post