Estudantes do Colégio Gabarito exploram a rotina da Copasa em visita à ETA de Araxá

Essa é uma ação do Chuá Socioambiental que promove a conscientização dos cuidados com as águas através da educação de jovens nas escolas

Na manhã de 10/05/2024, 40 alunos e professores do Colégio Gabarito, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa no município de Araxá. Na oportunidade, os alunos receberam EPI’s e noções de segurança a serem adotadas nas unidades da Copasa. Técnico de Segurança do Trabalho, Anderson Luis Rodrigues foi o responsável pelo tema e acompanhou toda a visita. 

Houve diálogo sobre o ciclo da água, interdependência dos recursos naturais para a manutenção do equilíbrio ambiental e promover melhor qualidade de vida para todos.

Foram repassados, também, conhecimentos das práticas e ações de proteção ao meio ambiente que a Copasa desenvolve em todo estado de Minas Gerais, através dos Programas Pró-Mananciais e Chuá socioambiental.

Durante a visita, os visitantes acompanharam a lavagem de filtro e receberam do Operador do Sistema, Deomedes Matias, informações sobre a operacionalidade de alguns equipamentos que lhes despertaram curiosidades.

Na sequência, Geraldo Santana, coordenador da unidade de tratamento, apresentou aos alunos todos os processos que ocorrem para que a água, imprópria para o consumo, se transforme em água potável, adequada para todas as atividades do dia-a-dia como beber, preparar os alimentos, higiene e demais uso pelas pessoas.

Essa atividade de visita às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, faz parte das ações da Copasa para que a sociedade conheça e valorize cada vez mais a água tratada que chega até as residências visualizando todas as fases de tratamento contribuindo com o conteúdo repassados nas escolas.

Para agendar uma visita nas ETA’s e ETE’s, procure a Copasa local e informe como levar seus alunos para conhecer as estações de tratamento.

Compartilhe este post