O final de ano e o cuidado com a água

Com o verão, festas e férias se aproximando é necessário pensar como utilizamos e cuidamos da água neste período

Com a chegada do final do ano, vem as festas, o clima mais quente e o aumento do consumo e utilização da água. Em meio a esse espírito de descanso e renovação, não podemos deixar de lembrar da importância de preservar nossos recursos naturais, especialmente a água, um bem precioso que merece nossa atenção e cuidado constantes.

Rio Pardo de Minas, da bacia do rio Preto, área de atuação do Colmeia, captação Copasa.

O Brasil é abençoado com uma abundância de rios, lagos e recursos hídricos que desempenham um papel crucial em nossas vidas cotidianas. No entanto, é responsabilidade de cada cidadão garantir que esses recursos sejam utilizados de maneira sustentável, evitando desperdícios e contribuindo para a preservação ambiental.

Durante as festas, podemos ter algumas atitudes para aproveitar os recursos hídricos de forma correta. Como por exemplo, procurar atitudes de sustentabilidade em casa, como fechar as torneiras quando não utilizadas, aproveitar a água da chuva, optar por eletrodomésticos e dispositivos que consumam menos água ou que tenham a opção de reuso, já auxilia para evitar a sobrecarga dos recursos naturais de cada região. 

Rio Pardo de Minas, da bacia do rio Preto, área de atuação do Colmeia, captação Copasa.

Outra forma de auxiliar na preservação das águas é realizar um lazer consciente. É possível aproveitar rios e lagos para atividades de lazer de maneira sustentável, minimizando o impacto ambiental, garantindo que suas celebrações não comprometam a beleza e a integridade desses preciosos ecossistemas aquáticos.

Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte-Minas Gerais

Ao utilizar esses corpos d’água para atividades recreativas, leve sacos de lixo para descarte responsável, opte por produtos biodegradáveis e evite áreas sensíveis da flora e fauna. Escolha protetores solares e repelentes sem químicos agressivos, reduza o ruído de dispositivos eletrônicos e respeite regras de velocidade para embarcações motorizadas. 

Compartilhe informações sobre a importância da preservação e participe de ações locais de conservação. Quando você assume atitudes conscientes, você contribui para um entretenimento sustentável e assegura a continuidade desses ecossistemas para as gerações futuras.

Compartilhe este post