Pró-Mananciais promove plantio de mudas na comunidade de Vargem do Almeida

Ação foi realizada pelo Colmeia de São João do Paraíso, pioneiro na utilização de mudas nativas, cultivadas em viveiro comunitário da região

Seguindo as diretrizes do programa Pró-Mananciais para preservação dos mananciais utilizados para abastecimento público, neste mês de fevereiro, a equipe de desenvolvimento sustentável da Copasa e os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de São João do Paraíso promoveram o plantio de 2.200 mudas do bioma regional, na comunidade rural de Vargem do Almeida.

O Colmeia de São Joao do Paraíso é o pioneiro na utilização de mudas nativas, de espécies locais, cultivadas no Viveiro Moura, um viveiro comunitário da Comunidade de Estiva, no município. Todas as espécies são provenientes de sementes coletadas na bacia do rio São João, manancial utilizado pela Copasa para abastecimento de água do município.

A realização de atividades para proteção e recuperação do manancial em São João do Paraíso é um anseio antigo da comunidade e da administração municipal. Após a realização de uma visita de campo e elaboração de um diagnóstico pelos técnicos da Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA), em parceria com o Colmeia local, desde 2022 vendo sendo realizado um conjunto de ações na região, por meio do Programa Pró-Mananciais, com o objetivo de promover a contenção do assoreamento do rio São João, nos trechos onde é feita a captação de água pela Copasa para distribuição na cidade.

Até o momento já foram executados, na área da bacia do rio São João, 6.900 metros de cercamento, 153 bacias de contenção de águas de chuva, 7 mil metros de adequação de estradas e 4.200 metros de terraceamento do solo.

“O desenvolvimento dessas atividades é essencial para controlar o assoreamento do manancial responsável pelo abastecimento do município de São João do Paraíso, além de contribuir para a preservação do meio ambiente local”, afirma Adriana Tolentino, da equipe de desenvolvimento sustentável da Copasa.

O Programa

O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais, o Pró-Mananciais, tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades de atuação da Copasa.

Iniciado em 2017, o Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade  socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. O Programa traz em sua concepção a ideia do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas e dos pequenos cursos d’água, desde a sua nascente até o seu ponto de captação.

 Tais ações são desenvolvidas a partir de parcerias firmadas com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando à melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Compartilhe este post