Programa Chuá promove oficina sobre Mural das Águas em escolas de Minas Gerais

Estudantes pintam muro com o tema "Caminho das Águas - passado, presente e futuro", em iniciativa que destaca a história e peculiaridades de Paraopeba

Entre os dias 13/03 a 15/03, alunos da E M Sabino de Paula Freitas participaram da oficina “Mural das Águas: Arte Chuá no Muro da Escola”, uma iniciativa que visou transformar o ambiente escolar em um espaço de expressão artística e conscientização ambiental através do Programa Chuá Socioambiental. 

O tema escolhido para os desenhos, “Caminho das Águas – passado, presente e futuro”, foi cuidadosamente pensado para destacar a importância da água na história e no futuro da região do Paraopeba. 

Mas, a oficina não se limitou apenas à parte artística, incluindo uma palestra ministrada pela equipe ambiental e o encarregado de sistema que deu foco no sistema de abastecimento do município, além da participação do Secretário de Educação no último dia de atividade.

Durante a palestra, foram abordados temas como a gestão da água, a importância da conservação dos mananciais e a responsabilidade de cada cidadão na preservação do meio ambiente.

Essa faz parte de ações do Programa Chuá Socioambiental que ocorrem desde o dia 06/03 e irão contemplar diversas outras escolas. Nesta semana ocorre a atividade em Frutal e Mutum, mas com a chegada de abril o Programa segue contemplando outros municípios como: Botelhos, Divinópolis, São João do Paraíso, Caratinga, entre outros, você pode conferir as datas no quadro abaixo: 

Essas atividades buscam a sustentabilidade ambiental, alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e recuperação de mananciais para fins de abastecimento. Suas ações, em parceria com escolas e demais instituições ligadas ao meio ambiente, são fundamentais para a disseminação de informações que fortalecem a necessidade de recuperação urgente dos mananciais do Estado de Minas Gerais.

Compartilhe este post