Programa Pró-Mananciais Fortalece Ações com os COLMEIAS em todo o Estado Minas Gerais

Foram realizados ações de campo para relações locais e apresentar a Educomunicação para os COLMEIAS

A primeira etapa do apoio formador em Educomunicação para o Programa Pró-Mananciais  está prestes a ser concluída. As ações presenciais que ocorrem entre os dias 15 de abril e 3 de maio de 2024 marcam o final da etapa de diagnóstico e o início de uma nova abordagem de interação com os Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIAS), do processo de Educomunicação Socioambiental como temática fortalecedora do território e mudança ambiental para dar publicidade nas ações realizadas em toda comunidade local.

Atuando junto com a COPASA, nos dias 16 e 17 de abril de 2024, a equipe do Funbea – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental teve a oportunidade de ter contato direto com as comunidades e ações ambientais realizadas em campo, marcando uma nova fase na proposta de construção da Educomunicação a ser implementada pela fundação.

Uma das atividades previstas, foi a visita ao canteiro de obras do CEAM (Centro de Educação Ambiental) – Mocambo, financiado pelo Programa Pró-Mananciais, avaliado em 3,6 milhões de reais. As obras se encontram em estado avançado e quando concluída, o CEAM será de grande relevância para as atividades voltadas ao meio ambiente  na cidade de Patos de Minas e municípios da região do Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro.

Ainda nessa primeira semana ocorreu uma visita à propriedade  do sr. Oldair Caetano no distrito de Pindaíbas, pertencente ao município de Patos de Minas.

A equipe do Funbea, acompanhada pela equipe da USCA/Copasa, conheceu as barraginhas implantadas pelo Programa Pró-Mananciais e 4 nascentes com cercamento, também com recursos do programa, contribuindo para a preservação das águas na propriedade. As áreas de nascente tem muita vegetação e a comunidade reconhece o valor do cercamento para proteção das nascentes e credita a isso o aumento da produção de água na região, que já sofreu bastante com períodos de seca.

Dando prosseguimento nas ações, nos dias 18 e 19 de abril, a cidade de Varginha recebeu a visita da equipe da Copasa e do Funbea. Nessa ação, a equipe local da região Sul, representada por Mara Lima e Alexander Rocha nos levou à Fazenda Campestre. Essa fazenda possui várias nascentes cercadas, tanto pelo proprietário como pelo Pró-Mananciais. O proprietário entende a importância dos cercamentos para preservação das nascentes. Ele canaliza água dessas nascentes para abastecer as residências de sua propriedade levando água, também, para bebedouro do gado.

Ainda em Varginha, ocorreu uma reunião com o COLMEIA Local. Entre vários assuntos da pauta, foi apresentado o curso de capacitação para levantamento das ações do Pró-mananciais junto aos alunos do CEFET-MG. O curso abordou temas importantes, como o funcionamento do programa, a importância dos COLMEIAS, estratégias de abordagem aos produtores rurais e o uso de tecnologias para o manejo ambiental. 

Essas ações demonstram o compromisso da COPASA e do Programa Pró-Mananciais em promover a conscientização ambiental e a conservação dos recursos hídricos em Minas Gerais, fortalecendo as parcerias com as comunidades locais e os COLMEIAS.

Essas visitas e as demais que acontecerão nas próximas semanas, servirão para levantamento de conteúdos e percepção in loco, para colaborar nas ações e desenvolvimento da educomunicação que está em construção pelo Funbea.

Compartilhe este post