Últimas ações do Pró-Mananciais em campo em Jaboticatubas e Ipaba

Esse conjunto de ações ocorrem como a finalização da primeira etapa no apoio formador em Educomunicação para o Programa Pró-Mananciais

Na terceira semana de abril, a equipe de apoio ao Pró-Manancias realizou ações em Jaboticatubas e Ipaba dando continuidade às ações em campo que acontecem desde do dia 15 de abril (você pode conferir as outras ações aqui, como parte da finalização da etapa de diagnóstico e integração com os Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIAS).

No dia 23 de abril, realizaram importantes ações em Jaboticatubas, demonstrando seu compromisso contínuo com o Programa Pró-Mananciais. A visita técnica foi marcada pela participação da equipe gestora do programa Pró-Mananciais e dos agentes ambientais da Copasa que atuam na região Metropolitana, com oportunidade de explorarem as belezas notáveis de numerosas nascentes e cachoeiras de uma propriedade privada protegidas por cercamentos realizados pelo Pró-Mananciais. 

Além disso, a implantação de curvas de nível se destacou como uma medida eficaz para melhorar a qualidade do pasto, conforme testemunhado por um funcionário local. O município já recebeu 92.980 metros de adequação de estradas, 38.372 metros de cercamento de nascentes, 1.213 bacias de contenção de água de chuva e 18.354 metros de terraceamento e curvas de nível ao longo da existência do programa na cidade.

No mesmo dia, aconteceu uma reunião com o COLMEIA onde o foco inicial foi a apresentação dos resultados do Pró-Mananciais na região em 2023, destacando o aumento significativo nas ações realizadas, como cercamentos, barraginhas e melhorias de estradas.

Dois dias depois, em 25 de abril, a equipe de campo direcionou seus esforços para Ipaba, região do Vale do Aço, onde ocorreu a visita em uma pequena propriedade com cercamento de nascentes e que receberão atenção especial para futuras implantações. 

Uma reunião com o Coletivo Local, que está em reestruturação, também contou com a participação da equipe de gestão do Pró-Mananciais e de agentes ambientais da COPASA de municípios vizinhos, como Almenara, Diamantina, Caratinga e Teófilo Otoni. Durante a reunião, discutiu-se a autonomia dos COLMEIAS, a importância de novas parcerias e a continuidade do fluxo de recursos para atender às demandas. A cidade de Ipaba está contemplada com 10.000 metros de estradas adequadas, 9152 metros de cercamentos e 57 barraginhas visando trabalhar para proteger ainda mais as nascentes da cidade com atuação do Pró-Mananciais.

Essas foram apenas as ações da segunda semana, você pode conferir a passagem do Pró-Manancias em sua região por todo o estado de Minas Gerais também nesse link.

Na semana seguinte, as cidades de Glaucilândia e Cláudio serão as cidades que apresentarão suas ações ao FunBEA completando o ciclo de informações para elaboração do diagnóstico e construção das oficinas de Educomunicação junto aos COLMEIAS.

Compartilhe este post