Últimas Ações do Pró-Mananciais

Fique por dentro do que acontece no Programa

Janeiro está sendo um mês de grandes frutos para o Programa Pró-Mananciais. No dia 17 de janeiro, aconteceu um encontro híbrido entre a COPASA, Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e empregados da Copasa responsáveis pelos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias) para dialogar sobre os novos passos que o Programa estará dando em relação às ações de Educomunicação em todo o Estado de Minas Gerais.

Nessa reunião, o FunBEA apresentou um pouco do conceito de Educomunicação, dialogando diretamente com representantes de cada região beneficiada pelo Programa, a fim de conhecer as realidades locais. Como entidade comprometida com o apoio aos coletivos e movimentos pela educação ambiental no Brasil, o FunBEA está capacitando os empregados da COPASA responsáveis por secretariar os Colmeias nos municípios, onde ocorre o Pró-Mananciais, por meio de formação em educomunicação. Essa abordagem visa não apenas fortalecer os coletivos politicamente, mas também contribuir para a criação de territórios sustentáveis e justos.

Com a presença de mais de 40 pessoas, aconteceu no dia 19 de janeiro de 2024 uma reunião com representantes da comunidade Morro da Onça no município de Rio Manso, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está situado um dos maiores reservatórios de água para abastecimento público da RMBH, e a Mineradora Usiminas. A reunião criou uma excelente oportunidade de divulgação das ações do Programa Pró-Mananciais em toda região e despertou uma sensibilização nas pessoas que participavam do evento a criar atitudes de preservação e proteção ambiental.

No mesmo dia, no município de Entre Rios de Minas, houve a visita aos produtores rurais, incluindo a proprietária rural Carla Maria Resende Macedo, que teve conhecimento sobre as atividades de preservação realizada pelo Pró-Mananciais e solicitou para que a propriedade fosse atendida pelas ações.

Essa evidência destaca como a sensibilização sobre os benefícios da biodiversidade e a busca por uma convivência harmônica com a natureza resultam no reconhecimento espontâneo, por parte dos produtores, das vantagens da aplicação do programa em suas propriedades rurais. 

A propriedade está situada na localidade, popularmente conhecida como Cachoeira do Gordo, onde o programa realizou 6.567 metros de curva de nível, 11 barraginhas, 14  bigodes e 2 lombadas.

E para finalizar, a COPASA, por meio do Programa Pró-Mananciais, realizou também na cidade de Entre Rios de Minas, 35 km de curva de nível,  327 barraginhas, 30 km de adequação de estradas e  mais de 6 mil metros de cercamento para proteção de nascentes. Esses e outros dados de ações realizadas pela empresa você encontra em: https://promananciais.copasa.com.br/resultados/

Compartilhe este post