Visitas para diagnóstico territorial fazem parte das ações presenciais do Programa Pró-Mananciais

Confira a passagem dos agentes da COPASA e do Pró-Mananciais por 6 cidades do Estado de Minas Gerais

O Programa Pró-Mananciais está fortalecendo suas ações com os COLMEIAS – Coletivos Locais de Meio Ambiente  em Minas Gerais, com atividades de pesquisas de campo para elaboração das formações em Educomunicação que devem iniciar no segundo semestre deste ano. As formações educomunicativas serão conduzidas por educadoras ambientais e comunicadores do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA. 

Entre 15 de abril e 3 de maio de 2024, educadoras ambientais do FunBEA e equipe do Pró-Mananciais visitaram  diversas propriedades rurais e fizeram encontros  com membros dos coletivos em 6 municípios.

Acompanhe o resumo das ações e visitas: 

Durante a passagem das equipes nas cidades atendidas pelo Pró-Mananciais, foi fundamental conhecer de perto as ações dos COLMEIAS já realizadas em cada local. Porém, mais importante ainda, foi o contato direto com as pessoas que vivem diariamente os benefícios do programa ou que trabalham para sua implementação. Este contato pessoal revelou histórias inspiradoras e experiências que destacam a relevância das iniciativas de conservação de recursos hídricos. Com o intuito de dar voz a essas pessoas e suas vivências, as equipes coletaram  depoimentos que demonstram o impacto positivo do programa na vida das comunidades locais.

Como é o caso, por exemplo, do proprietário rural da região de Ipaba, Senhor Dinaldo Barros, que em sua propriedade desenvolveu ações com o apoio do Pró-Mananciais. “Só melhoria. Se isso tivesse sido feito anos atrás (…) tinha sido preservado (as nascentes) ainda melhor pra nossa comunidade” 

Essa experiência positiva com as ações do Pró-Mananciais também é vista na propriedade em Patos de Minas do Senhor Aldair Caetano que relata como o Pró-Mananciais auxilia na questão de escassez hídrica da região.

 “Com a chegada do programa aí tiveram os cercamentos necessários e os plantios de árvores também, para ajudar na vegetação que já era nativa, e com certeza já houve um aumento muito grande (de água), onde a gente já nota uma diferença muito grande”, disse senhor Aldair. 

Aqui estão outros depoimentos com proprietários rurais que foram sensibilizados pelas ações do Pró-Mananciais para a melhora da gestão das águas de suas propriedades, e sobretudo, melhora em sua qualidade de vida e da sua região.

Por trás de todo esse sucesso, estão os agentes dos COLMEIAS que desempenham um papel crucial na sensibilização, busca por parcerias  e implantação das ações do Programa Pró-Mananciais, que tem o objetivo de proteção das nascentes e águas do Estado. 

“Pra gente é uma satisfação enorme ter esse programa aqui no município.” , diz Marina Brandão, engenheira ambiental e atuante no COLMEIA de Ipaba, e Miguel Fernandes, biólogo, complementa: “Quando a gente fala de recursos hídricos, Ipaba é muito rico. Na verdade, o nome da cidade significa um local de muitas águas. Então a gente (da prefeitura) sozinho não consegue, por isso a gente vê a importância do programa, dessas parcerias (com a COPASA e os COLMEIAS) para poder alcançar locais que talvez sozinhos a gente não conseguiria.” 

Compartilhe este post