Você mora perto de um rio? Então saiba como cuidar dessa fonte de água!

Um mini guia para cuidar da nossa microbacia hidrográfica
Atividade do Programa Pró-Mananciais: Monitoramento de Vazão Participativo

Morar perto de um rio não apenas oferece uma paisagem encantadora, mas também traz a responsabilidade de preservar e proteger uma microbacia hidrográfica. Cuidar do rio não é apenas um compromisso ambiental, mas também uma maneira de criar um senso de pertencimento e garantir que as gerações futuras possam desfrutar desse recurso natural vital. 

Aqui estão algumas práticas simples para que cada um adote ao desempenhar um papel ativo na conservação de um rio: 

  • Redução do Uso de Plástico:

O plástico é uma das principais fontes de poluição das águas, de alguma forma ou outra, muitas vezes acaba indo parar no rio. Algumas soluções possíveis para minimizar esse impacto: optar por sacolas reutilizáveis, garrafas de água recarregáveis e evitar produtos descartáveis; Participar de iniciativas locais de limpeza das margens do rio também é uma excelente maneira de eliminar resíduos plásticos antes que atinjam as águas. Todo o cuidado com a forma de descarte do seu resíduo, seja ele reciclável ou não, é muito importante para o rio. 

  • Conscientização sobre o Descarte Adequado do Esgoto:

Certifique-se de descartar seus resíduos adequadamente, seja ele lixo ou esgoto. O descarte inadequado de esgoto em rios pode ter sérias consequências ambientais, sociais e econômicas. Quando o esgoto é despejado diretamente nos corpos d’água, ocorrem vários impactos negativos que são consequência da poluição das águas, como por exemplo, o risco à saúde humana ingerindo essa água contaminada, a morte de organismos aquáticos, sem contar os animais e o turismo da região. 

  • Participação em Projetos de Reflorestamento:

A vegetação ciliar desempenha um papel crucial na saúde do ecossistema do rio. O programa Pró-Mananciais da COPASA tem atividades recorrentes de plantio e já foram mais de 680 mil mudas plantadas entre 2017 e 2023. Junte-se ao programa através dos Colmeias e ajude no reflorestamento local, afinal as árvores ajudam a prevenir a erosão do solo, filtram poluentes e fornecem habitat para a vida selvagem.

Atividade de plantio do Programa Pró-Mananciais em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.
  • Práticas Agrícolas Sustentáveis:

Se você é agricultor ou vive em uma comunidade agrícola, adote práticas agrícolas sustentáveis que minimizem o uso de produtos químicos prejudiciais. Evite o desmatamento, principalmente das nascentes e implemente técnicas que reduzam a erosão do solo.

Cuidar do rio próximo a você é um compromisso que todos devemos assumir. Ao adotar práticas sustentáveis, participar de iniciativas comunitárias e nos educarmos em coletivo, podemos garantir que microbacias prosperem e sigam sendo tesouro natural das próximas gerações do local.

Compartilhe este post